Pulgas no seu pet. Como lidar com o problema.

Certamente todos nós já vimos em algum de nossos pets, esses indesejáveis parasitas. Em alguns casos, mesmo fazendo o uso de produtos disponíveis no mercado, parece não ser possível resolver o problema.

O que acontece e que muitas pessoas desconhecem, é que a apenas 5% das pulgas, estão em nossos animais e que todo esse restante, ou seja, os outros 95%, estão no ambiente na forma de ovos, pupas e larvas, os quais são invisíveis a olho nu. Portanto, mesmo que você passe em seu pet algum produto anti-pulgas e ainda assim encontra o parasita, talvez esteja na hora de dar mais atenção ao ambiente! Um hábito às vezes comum e que dificulta o controle desses parasitas, é o ato de “espremer” !!! Á medida que se “espreme” a pulga e até mesmo o carrapato, liberamos para o ambiente, centenas de ovos que mais cedo ou mais tarde, se tornarão novos parasitas. Esses ovos podem se acumular em sofás, tapetes, camas, frestas de pisos... e com isso o controle se torna mais dificultoso.

Quando buscamos acabar com essas infestações, devemos sempre tratar o ambiente e junto, o animal. Esse processo deve ser feito mediante orientação de um veterinário, que irá indicar os melhores produtos tanto para a limpeza ambiental, como para o pet. Além disso, cabe a ele instruir o proprietário sobre a forma correta de aplicação.

Também é primordial ressaltar sobre a importância do controle desses parasitas para cães e gatos, devido a capacidade que eles têm de transmitir doenças que poderão até ser muitas vezes fatais. As pulgas, por exemplo, transmitem um verme chamado Dipilidium caninum. Portanto, um animal que está sempre infestado, estará sempre com vermes! Além disso, muitos cães sofrem de alergia à picada de pulgas, o que gera um grande problema tanto para o dono quanto para o animal. Já no gato, há indícios que apontam a pulga como transmissora de uma doença chamada Micoplasmose, a qual promove um severo tipo de anemia, que requer tratamento rápido e intensivo.

No entanto, vale a pena lembrar que a saúde de seu animal começa pelo ambiente. Evite maiores transtornos e previna! Essa certamente é a melhor forma de gastar menos e manter seu pet livre de doenças!

 

  • Priscila Vieira Gregio - Docente do curso Auxiliar Veterinário na  Unipet São Paulo.